Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Jonas  1:4


 APRENDENDO COM  JONAS

Entendendo  a  vontade de Deus  em nossas vidas!!
Discernindo  por que a tempestade vem sobre nós !
Obediência    traz   grandes   bençãos , mas a desobediência  gera  consequências!!
Quando  a palavra do  Senhor   veio até  Jonas dizendo que ele se  levantasse depressa e fosse a Nínive para  pregar   contra  ela , Jonas   levantou sim  mas foi para  fugir da presença de Deus. 
E essa   fuga  trouxe  grande consequência para   
 Jonas e para aqueles que estavam na presença  dele.
Ao  comprar  então uma PASSAGEM  vai para  Társis , para   fugir  da presença de Deus, e o Senhor manda então  ao mar  um grande vento , e   se fez no mar  uma   forte  tempestade  , e o navio estava a ponto de quebrar.
Então temeram os  marinheiros  e  cada  um clamava  ao seu  deus , estavam apavorados com aquela tempestade  enquanto  Jonas estava  no porão do navio dormindo em profundo sono.
Então  vamos  compartilhar  o que  o Senhor  tem colocado em meu coração  nesse  versículo, sobe o vento o  mar  e a tempestade fazendo quase  quebrar o  navio , essa  tempestade  vinha da parte do Senhor , era  o próprio  Senhor  mandando esse vento  ao  mar  para  que  o   navio  fosse sacudido e que    Jonas despertasse  daquele  sono  indolente e  fosse  fazer aquilo que Deus mandará ele  fazer.
Quando  Deus  nos  da  uma  ordem  , não  devemos  temer em realizar  essa obra , devemos  sim nos levantar   depressa para ir  de encontro com Deus   e não   fugirmos da Presença dele.
Hoje em dia  muitos  se encontram assim  ,  mesmo tendo aceitado  o Senhor , fogem de sua presença  , por que  quando estamos  em  sua presença somos confrontados pelo seu   querer , pela sua  santidade  , e  ai   nos  esvaziamos de nos mesmo e  buscamos  fazer o seu querer ,  estar   na presença dele e fazer o seu querer  exige  renúncias de  nossa  parte , muitas  pessoas preferem   fugir da presença de Deus  do que  obedecer. Seja  o que o Senhor  manda  você  fazer , não fuja da presença dela ,é melhor confessarmos  as nossas   fraquezas  , Deus sabe  de nossas  limitações e ele quer nos ouvir. Quando Deus  nos manda  fazer algo ele  já garante as nossas  vitórias  ,é ele que vai nos capacitar para a obra  , seja  para  pregar ,  para  louvar  , e até para ser  um intercessor.
Quando  Deus   deu  uma  ordem a  Jonas foi por que ele  sabia  que Jonas era  capaz , Deus não vai nos dar  dada  para nos  envergonhar , para  nos   humilhar , mas  ele coloca as  suas palavras em nossos  lábios para   pregar  as  boas novas de salvação ,  pregar   exortação ,  disciplinar  a muitos , devemos   estar vigilantes  por que a volta de Cristo está  próxima.
Não   fuja da presença de Deus ,  corra logo para os  braços dele.
Vá   de encontro com Deus  e  faça  a sua  vontade , obedecer é  melhor que sacrificar , Jonas além de sofrer a consequência  devido a  sua  desobediência  , sacrificaria  mais  pessoas   que estavam naquele  navio junto com ele  , pessoas que não teriam  nada  a haver com a sua desobediência.
Aprendo com isso que muitas vezes  é como se  a nossa  embarcação estivesse passando por grandes ventos  e tempestades   devido  a muitos estarem  como  Jonas próximos de nós   em nossa  casa , em nossa  igreja até  mesmo em nossos   TRABALHOS , e  eu  posso  causar  a mesma consequência   devido a minha  negligência  devido  a pecados  não confessados  quando eu  não estou  obedecendo a Deus.
A  palavra diz que os  marinheiros   além de  clamar  cada um ao seu deus , ainda  lançou as cargas  ao mar  para  aliviar  o peso  do  navio ,  e  com isso eu aprendo  que lançar as  cargas  ao mar  pode  aliviar o navio  mas  não evita o naufrágio e não  acalma a tempestade.  Muitas  vezes é necessário  detectarmos  as  causas  das tempestades em nossas  vidas  , e se  é Deus mandando ela para  nós  é  por que  quer nos  ensinar , ele  quer  que   obedeçamos  e que  nos  despertamos para a sua  obra  .Essa  tempestade  veio  naquele   navio por   negligência de uma pessoa  que era servo de Deus. Jonas  quando   questionado por aqueles  homens  ele  confessa  que era hebreu e temia ao Senhor que fez o mar e a terra seca.
Então  lançaram  Jonas  ao mar  e  a fúria do mar  cessou!
E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Jonas 1:15

Então não  seja   negligente ..   Seja  obediente!!


Deus  abençoe .......... Lia Mara