NÃO  PERCA JESUS  NA  SUA  CAMINHADA!
 

Lucas  2:43 a 45: Terminados   os dias   da  festa , ao  regressarem,  permaneceu o menino  Jesus  em  Jerusalém, sem que seus pais  o soubessem.  Pensando , porém, estar  ele  entre os   companheiros de viagem , foram  caminho de um dia  e, então, passaram a  procura-lo entre os  parentes e os  conhecidos ; e, não  o   tendo encontrado ,  voltaram  a  Jerusalém  à sua  procura.
Nesse  texto  , podemos  aprender  algumas  coisas , para que  não  venhamos  a negligenciar    na nossa  caminhada com Cristo , aqui aprendemos  que José  e Maria   estavam  tão acostumados  com a  presença de Jesus  ,mas  em certo  momento   o  esqueceram ,  eles   estavam   em uma  festa  em Jerusalém , era uma  festa  de Pascoa , que era  realizada  anualmente , e Jesus   tinha completado  12 anos  então  se tornava  “filho  da lei” e começava  cumprir   as exigências  relacionadas  com as  festas.   No  texto podemos  ver , que  a festa    terminou , e   José   e  Maria  foram  então a caminho de  casa ,  passando um dia de caminhada ,  sentiram  sua  falta  , e   pensaram que ele  estivesse  em meio  aos parentes ou conhecidos , então ao procurarem , viram que  ele não estava no meio deles.  Então   voltaram para  Jerusalém ,  e três dias depois  o  acharam  no  templo.
Como     falamos  eles  estavam   tão acostumados  com ele,   derrepente  na  hora da festa   todos   ficavam juntos  para as refeições ,     Jesus   devia  estar la na presença das demais  crianças também , mas em um  momento  Jesus  se ausenta  deles ,e  eles  nem   repararam  isso , essa  falta dele não os  preocupou ,  e  na nossa  vida  é assim , quando  passamos  a   dizer que  conhecemos  Jesus  , e que ele   anda  conosco,  mas  por  virar uma  rotina  passamos a  não  valorizar tanto a sua  presença , ficamos  distraídos  com  outras coisas , priorizamos  muitas  coisas  na  vida , acabamos   nos  afastando  dele ,   acabamos  esfriando  espiritualmente , os pais  de Jesus    só perceberam    que Jesus  não estava  com eles  , quando    foram o procurar , passado  então    um dia  ,então se  deram  conta que  ele    havia   ficado para  traz.  Na  nossa  vida    ocorre  gradativamente  a ausência dele , aos  poucos   acabamos  perdendo  a intimidade   com ele  ,e mesmo  assim não nos  preocupamos ,   não  oramos  mais ,   passamos a viver  uma vida  agitada   com    trabalhos , com  família ,   e  muitas  vezes  vamos  a igreja   como  se   ela  fosse  uma  rotina  na nossa vida , muitas  vezes  estamos   ate mesmo preocupados com as   coisas dentro  do templo , com  grandes festas,  com eventos  , com   a preparação de roupas ,  de  calçados    para  a festa na igreja , preocupados  mais com quem  vai   pregar , ou quem  ira  louvar  e esquecemos  do principal   que é se importar  se ele  vai estar  presente ou não  nessa festa,   hoje   em dia   as pessoas   estão  mais  preocupadas com seus  lugares de destaque, lugares de destaque dentro   das igrejas .
 Hoje  vemos   grandes  templos ,  muitas  pessoas  preocupadas com sua  maneira  de  vestir , com seus   grandes  cargos    dentro  da igreja , mas    sem  a presença  real de Jesus  em suas  vidas,  pessoas     cheias  de  soberba  e arrogância , preocupadas em alimentar seu ego , e   a  presença de Jesus   nem esta  nelas  mais .
Jesus tem que estar  em nós , dentro  de nós , temos que  o amar , se relacionar com ele , pedir  a ele   o que    é  mais  importante ,  devemos  nos  humilhar  na presença dele ,  devemos  dedicar  tudo  para  ele,  que   tudo  seja    feito  conforme  a vontade dele , sem a  presença de  Jesus  não   tem   graça , nada pode  acontecer , pode   faltar  qualquer coisa  na nossa  vida  menos a presença de jesus. Percebemos   então  que  perdemos    Jesus   quando  não  sentimos  mas   animo para  a obra de Deus , quando  as coisas de Deus não   nos importam mais , quando não  temos  mais amor pelas almas, não  santificamos  mais a nossa  vida , quando  não   andamos   mais  na  obediência.
 Mas  quando deparamos  com   uma   queda ou esfriamento  espiritual  ,devemos   retornar,  devemos  nos  prostrar , clamar    a Jesus  para que ele nos   ajude  a prosseguir  ,  quando  seus pais   perceberam que  Jesus   não  estava com eles ,  voltaram  para o  procurar  ,  isso levou   três dias , ate encontra-lo.
Sempre  que  for  necessário,  precisamos  voltar ,  precisamos  reconhecer  quando  somos  fracos ,  quando  falhamos ,precisamos  assumir a nossa culpa  e voltar ao   inicio de tudo  quando   vezes for  necessária .  Não podemos   acostumar com  a idéia de que pessoas  estão  sempre  orando por  nós , ou até mesmo   colocar  fardos  sobre elas  de  coisas que nos  temos que carregar , José  e Maria  pensaram que JESUS  estava em  meio  dos  parentes e conhecidos , mas  ele  não estava , muitas  vezes  acostumamos  sempre  a  alguém  buscar   por  nós,  a fazer campanhas , a   orar  por  nós ,  mas  a palavra   diz que  Jesus  crescia   em sabedoria   e  graça   diante de  Deus e dos  homens , ele  buscava  por  ele , ele se preocupava com  as  coisas de Deus ,  assim  Deus quer   que  sejamos , crescendo  na  graça  e na sabedoria , e no conhecimento.
Jesus    estava  em  Jerusalém  quando   seus pais  o encontraram  e ficaram   maravilhados   ao   ver ele  na presença dos  doutores , ouvindo e os  interrogando-os.
Em  Lucas 23:49 Eis que   envio sobre  vós  a promessa  de meu Pai ;  permanecei  , pois   , na  cidade  , até  que do alto   sejais  revestidos  de poder.
Deus   fez promessas para   nós , para  que elas   aconteçam  e necessário ficarmos  em  Jerusalém , e necessário  edificarmos  a  nossa   vida , não somente  ficar , mas perseverar em oração , perseverar  na união , na comunhão ,   ficar    em Jerusalém significa   ficar  no lugar da promessa . Quando   se afastamos  de Jesus  , tardamos  as promessas em  nossa vida .  Quando  ali no  texto   vemos  então que   José  e Maria  voltaram ,   isso significou  que eles  tiveram que   retroceder , atrasaram   , tiveram que  voltar para  lá onde  estavam, onde era  a festa , eles  perderam  tempo  voltando . Muitas vezes estamos  assim perdendo  tempo  em outras  tantas  coisas menos  importantes , e o que nos  importa e fazer como  na passagem de  (Lucas  10:38)  é a passagem de Marta  e Maria , onde  Jesus  nos ensina que  uma  coisa    é  necessário  , buscar  o seu Reino  e sua  justiça  e as demais   coisas serão acrescentadas , Maria   buscava essa  parte ,  e não seria  dela  tomada.  Não podemos  ficar distraídos   com as  coisas desta vida , Jesus tem um  banquete  espiritual para cada um de nós . Que não  venhamos  a perder mais tempo , mas  que possamos  aproveita  cada minuto  na presença  de JESUS aproveitar o nosso  tempo com ele , jamais  pensar  em  perder ele  , ou   estacionarmos na fé!
Cada  um  e responsável    em   levar Jesus  consigo !
Buscai o Senhor  enquanto   se pode  achar  , invocai  enquanto  esta perto! (Isaias 55:6)
Fica   conosco  Jesus !
Pastora  Lia  Mara  unida  com Cristo  sempre!! 18/09/13.