O   CHAMADO DE DEUS PARA  O PROFETA


O  chamado   de Deus  na  vida de um profeta , acontece  antes da sua  formação,  antes de ser gerado no ventre.  Deus    que conhece , é  o mesmo que  consagra antes  mesmo de sair  da madre  e ainda  constituí  profeta  as nações!!
É  maravilhoso  sabermos  que  antes de  uma mãe  vier a conhecer o filho  ou sua  filha  , esse alguém  já  foi  conhecido , separado e consagrado  por Deus .
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.  Jeremias  1:5


TODO  PROFETA  CHAMADO POR DEUS  TEM SUA  LIMITAÇÃO  NATURAL

Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Jeremias 1:6

Todo  homem   ou mulher  chamado por Deus, jamais  pode se esquecer  de suas  limitações
mas  também  com isso  quando  confessadas   as   fraquezas, recebem  um grande   refrigério  da parte do Senhor, com  Jeremias  não  foi diferente , quando a palavra de Deus  veio  a ele,  Jeremias  logo   lembrou   como  era  limitado, já respondeu  para  o Senhor que não  sabia  falar, que  não passava de uma  criança. Jeremias   se  compara  então com uma  criança  após  receber  o chamado , a  constituição  da sua  chamada,  ele   expressa então  a sua  limitação ou mesmo a sua  desculpa  a Deus  que   seria incapaz  de realizar  tal  chamada.
Quando  me deparo então com a nossa  vida  , não é diferente  quantas  vezes   damos  desculpas  a Deus  por  isso ou  aquilo , dizemos  não sei  falar  ,não   sei  louvar , não  sou  capaz  , me sinto   inseguro quanto  a esse chamado, mesmo  sabendo que  quem  chamou  não  foi o homem  mas sim o próprio  Deus.
Ninguém  escolhe  pregar  ou louvar , isso é dom que vem de Deus, e quando   ele  nos chama para determinadas  obras e tarefas  ele  também  dá  a capacitação, Deus   jamais  nos chamaria   se fossemos   covardes , ele  nos chama  por que ele  vê  a  capacidade   em nós  e  mesmo  quando nós sentimos  inseguros   ele  nos  entende ,    da mesma   maneira que esteve com  Jeremias  está conosco.
Meditando  então nesse  versículo   , entendo  que  Jeremias  podia  estar querendo convencer  a Deus que  a chamada  em sua  vida seria muito  cedo , assim como  a criança  é imatura  , assim ele  se sentia  em relação  ao seu  chamado. A criança  ainda  não  uma personalidade  ,  podemos observar  varias   qualidades  em uma  criança: além  de imaturo  ,as vezes  são tímidas , inseguras , assim   resumindo  , Deus  ainda  é muito  cedo para  mim assumir  tamanha responsabilidade! Mas   a resposta   vem  de Deus  logo em seguida  para  ele  , não  da forma que o profeta  queria  ouvir  ,  mas  como Deus   determinou,  Deus  chamou  ta  chamado, falou  tá falado!! Oh glórias , Deus ainda  chama   nos dias  de hoje pessoas para  pregar  sua  verdadeira palavra!
Deus  acima das nossas  limitações  e fraquezas nos ama  e nos constitui  profetas as nações!

 A  ORDEM DE  DEUS  E  O  ENVIO DO PROFETA

Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.    Jeremias  1:7

A ordem  de Deus  para  ele  ,   era  de  a todos  que  Deus enviasse  , Jeremias  teria que ir.
A ordem  para  o profeta  é de ir  e falar... Podemos  observar   duas  ordens  então  ,   a todos quantos  Deus  mandar   irá , aqui  podemos  ver  que   não é  o profeta que escolhe  ir   é  Deus quem envia  , e  sabemos que  o profeta  também não  escolhe mensagem  , a mensagem  vem  de Deus , o  falar   é  de  Deus  , quanto  o enviar , já o  obedecer  e o ir , cabe ao profeta  que  foi chamado  a determinada  missão.
A obediência  do  profeta  é  muito   importante  para  desenvolver  essa chamada,  que  vem acompanhada  de dificuldades , muitas  rejeições ,  circunstâncias . Obedecer  , a  ordem  de Deus para  minha  vida e sua   vida  é obedecer a Deus , aceite o chamado  de Deus na sua  vida  , Deus que  determina  o que  fazer, e aonde ir  e o que  falar.
Jeremias   não  iria  onde quisesse mas  onde Deus  o enviasse , ele  não  falaria  o que  tinha  em seu coração  não  falaria  dele mesmo , mas sim tudo  o que  Deus mandar.


              A PROTEÇÃO   DO  PROFETA  EM RELAÇÃO AS OPOSIÇÕES

Toda  chamada  vem acompanhada  de  muitas  oposições ,   rejeições , dificuldades  , mas  com isso   também  vem de Deus  a certeza de que  nunca  estará sozinho  em  meio as  dificuldades , todo  profeta que   fala  o que  Deus manda  enfrenta   hoje  , rejeições , a muita  resistência  da parte  dos   ouvintes, quando ouvem uma palavra de exortação , uma   palavra  de conversão de almas ,  de santidade , de    compromisso , obediência , eu  creio  que    muitos   pensam  até em desistir  do  chamado  quando enfrentam essas  oposições ,  muitos   se sentem  como  estivessem sozinhos  em meio a uma  tempestade  , é como  se Deus  tivesse chamado   somente  ele  para pregar   certos  tipos de mensagens , mais   quando olhamos para sua   palavra  , ele nos conforta , assim como   fez com Jeremias , Deus  lhe  deu  a certeza que  ele  não estaria   só ,   essa  é a certeza  que Deus  está  conosco , nos  fortalecendo  e   nos   capacitando para   toda  a  obra.
A chamada   viria  acompanhada  de muitas lágrimas!
A única  coisa  que  Jeremias  precisava  fazer  era  obedecer a Deus ,  ir  e falar  e não precisava temer de forma  nenhuma, onde quer   que  o Senhor  enviasse  ele  , por que   Deus  estaria com ele , meu Deus  que  maravilhas  saber  que não  estamos  só.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Jeremias 1:8
Na verdade    eles  pelejariam  contra  o profeta  , mas  não prevaleceriam  por que Deus era com ele  , e o livraria ,  estariam  pelejando  justamente  com Deus.


                  SUA  CONSAGRAÇÃO  :  A  UNÇÃO DE DEUS  NA  VIDA  DO PROFETA
DEUS   CAPACITA  PARA   O CHAMADO

O profeta  Jeremias   já era  consagrado antes de sair  do ventre de sua mãe.  Quando  então   medito nessa   palavra , o profeta  já estaria  sendo  santificado  antes de vir ao mundo consagrado, santificado e escolhido , chamado antes de sair  do ventre  , por que  depois que   viesse    a nascer   no mundo  enfrentaria   dificuldades  , e teria  que    viver  uma  vida  de renuncias , e de santificação aqui  também  com certeza ,  no mundo  o  pecado   hoje tenta dominar  até  mesmo os escolhidos de Deus ,  o inimigo   das  nossas   almas  tenta  nos  tirar  da presença de Deus  ,  temos que  viver  uma  vida  santa  cada dia nos  esvaziando de nos  mesmo , e querendo ser  cheios  , cada vez mais  cheios da presença de Deus.
Sua  consagração   acontece também quando   Deus  toca  em sua  boca ,   ali  Jeremias   sentia então   o toque de Deus    em sua  boca , Deus  colocando as palavras  na  boca  do profeta , ungiu a sua  boca ,  colocou  as  suas  palavras  , que  maravilhas   Deus  ,que   possamos  ser tocados pelo  Senhor  a cada dia  , santifica  a nossa  boca   põe  suas  palavras em nossa boca  , nos  toca meu Deus  com tua  unção!! Oh  glórias  a Deus .
Quando  sentimos    as palavras  do Senhor  em nossos  lábios  , já  não conseguimos  nos controlar , é muito  forte  a presença de Deus  em nossas  vidas .
Toma  Senhor  os nossos  lábios , toca – nos  Senhor!
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;     Jeremias  1:9

               A  CONSTITUIÇÃO  DO PROFETA

Jeremias   foi constituído  profetas   sobre as  nações.
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
Jeremias 1:10
A mensagem de Jeremias   da parte  de  Deus , seria uma  mensagem de  juízo  e também de restauração. Sua  mensagem   foca  em primeiro  plano  , o castigo e  a condenação.
A nação de Israel  estava  desviada  de Deus  , e  teria que  ser derribada  antes  de Deus   planta-la  e   edificar   ela  de novo.


Deus   te edifique  com essa  mensagem : 

Assuma  o chamado de Deus 

Aceite  o  chamado  em sua  vida


Pastora  Lia Mara  


Igreja Pentecostal  Unidos com Cristo