Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder...

DIA 31/01/13
 
FUI EU  SENHOR QUEM TE TOCOU !!
Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. (42) Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam. (43) Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres], (44) veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. (45) Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro [com seus companheiros] disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem [e dizes: Quem me tocou?]. (46) Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. (47) Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada. (Lucas 8:41-47)
A Situação da Mulher
  • Doença incurável
  • Há doze anos aquela mulher estava doente.
    . Impura cerimonialmente: Ela  não  participava da adoração ,por que  considerava- se impura  pela  lei .
  • Rejeitada Socialmente: O sentimento de rejeição tinha tomado conta daquela mulher nos doze anos de sua doença.
  • Falida economicamente: Conta  que ela gastara  tudo que tinha, estava  falida economicamente.Muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, (Marcos 5:26)
    Essa era a situação dela: doente, rejeitada pela religião, rejeitada pela sociedade e falida.
    Não houve abrigo para ela entre os que cultuam a saúde, não houve amparo para ela entre os que adoram a religião, ela não encontrou guarida entre os que idolatram a vida social, nem tampouco entre os que têm o dinheiro como sua segurança.
    Mas em Jesus ela encontrou um porto seguro para a vida. Eu não sei qual é a sua situação agora, não sei quem já fechou a porta na sua cara, mas eu sei que você pode fazer o que aquela mulher fez. Ela procurou a Jesus.


    Alguém me tocou?Porque Jesus fez a pergunta? Havia algumas coisas que ainda precisavam ser corrigidas na atitude daquela mulher. Por isso o Senhor não deixou que tudo acontecesse assim, em brancas nuvens. Alguém me tocou.

    (47) Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.

    Restauração consigo mesmo

    Aquela mulher pretendia tocar nas vestes de Jesus e sair de mansinho. Mas o Senhor não permitiu. Ela precisava ser restaurada consigo mesmo. Ela havia perdido o amor própria e sua dignidade havia sido picotada em pedaços durante doze meses e jogada na lata do lixo. Mas o senhor não permitiu que aquilo continuasse. Ela via que não podia mais ocultar-se.

    Pode ser que você esteja se escondendo de si mesmo, e tenha se esquecido do quanto você vale para o Senhor. Mas ele não se esqueceu. Você também pode para de esconder-se e dizer: fui eu Senhor, fui eu quem te tocou!

    Restauração com os outros

    Jesus deu aquela mulher a oportunidade de testemunhar. Ela tinha vivido doze anos longe do convívio da sua comunidade. O Senhor então chama aquela mulher para fora do anonimato. Ela Levantou a voz no meio da multidão, prostrou-se diante do Senhor e disse: fui eu Senhor, fui eu em quem te tocou. Assim o Senhor começou a restaura o relacionamento daquela mulher com as outras pessoas.

    (47) Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.

    Pode ser que você esteja com seus relacionamentos partidos. Ninguém é confiável, ninguém é amigo, ninguém quem o bem de ninguém, todos lhe desprezam e menosprezam a sua dor. O Senhor quer restaurar sua vida e lhe devolver para sua comunidade. Aproxime-se dele.

    Restauração com Deus

    Aquela mulher tinha muita fé, mas o seu jeito de se relacionar com o Senhor precisava de um ajuste, uma pequena e importante correção.
    Ela saiu de casa ansiando por tocar na orla da roupa de Jesus. Ela andou de cabeça baixa pelas ruas da cidade e no meio da multidão ela sequer olhava para cima. Ela só via a orla da roupa de Jesus. Não havia a idéia de um relacionamento com Ele.
    O evangelho de Marcos nos dá um detalhe interessante. Ela aproximou-se de Jesus por trás dele.
    tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. (Marcos 5:27)
    Mas o Senhor Jesus não permitiu que fosse só assim. Alguém me tocou! Parecia uma denúncia. Os discípulos ficaram assustados (eu não! Eu não!) A própria mulher ficou calada. Mas Jesus insiste: Alguém me toucou.
    (47) Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.
    Face a face, diante dele, olhando para Ele. É assim que o Senhor lhe quer. Não escondido, ou pensando apenas na orla da sua roupa, mas conversando com ele, como quem conversa com um amigo.