A CURA  DE UM PARALÍTICO
TEXTO  PARA   A LEITURA E  ESTUDO : JOÃO 5

1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

podemos  colocar   nos  dias de hoje  , os  cinco tanques   simbolizando o mundo  em que vivemos e as pessoas  que jaziam  la  naquele  lugar , enfermos  , coxos  , paralíticos   , a  bíblia  relata que   havia uma multidão de  enfermos,  assim é nos dias de hoje   espiritualmente  falando , uma multidão de   cegos  espirituais  e  enfermos Quando   meditamos e trazemos  esse  estudo da palavra para  os  dias de  hoje  , pessoas  que estão paralisadas espiritualmente pelo  pecado e por outros males.

Pessoas  que  buscam  a  cura  ou mesmo  a salvação  em outros  caminhos que não   levam  a   verdade de JESUS  , pessoas  que   buscam em misticismos , tradições  , magias  ,  rituais  , buscam mesmo  um   alivio para  seu  mal  , mas nenhum outro caminho leva  a  salvação  a não ser  o nosso Senhor  Jesus  , ele  é  o  caminho  e a vida  (João 14:6). Por isso  é fácil  ver pessoas que  estão focadas  em  algo que  só levam a  tristeza  , estão a anos  aprisionadas  pelo   inimigo . Vemos que este homem era  um paralitico  que  há 38 anos estava naquela   situação ,sua  vida estava paralisada isso  não quer dizer que ele  estava 38 anos  la  naquele  tanque , mas  ele sempre  que estava la  a  bíblia  relata que ficava esperando alguém  colocar ele naquele  tanque   de Betesda ,ele  estava  focado naquele  tanque  , ele  estava conformado com aquela situação , ele   tinha   auto piedade de si mesmo  queria chamar atenção   , mas  não  tinha   obtido   resultado ainda  ,  como  estaria  as pernas daquele  homem,  toda   atrofiadas  ,   estaria   sujo cheirando mal , como uma pessoa que  há 38 anos vive  nessa  situação   pode estar   fisicamente , além  de suas pernas serem   paralisadas  , sua   expectativa de vida também  era    paralisada , sua alma  , não  almejava  outra  cura  a não  ser  pelo   movimento  das aguas   no tanque  , ele focou sua  vida , sua   fé naquilo , mas  estava lá esperando a cura, sua  vida estagnou naquele tanque. JESUS   então  é  maravilhoso vendo   aquele   homem  naquela situação  sabendo que   estava  assim   a anos  , compadece   dele  e  lhe  faz uma pergunta , queres ser curado  ,  não  sabendo que Jesus  quem  lhe fazia esta pergunta ele   argumentou que  não tinha   ninguém  que o colocasse  no tanque    quando  a agua  era agitada  , pois sempre  alguém  descia antes dele  , ele nem  se quer  se empolgou  com a pergunta   , ele simplesmente   respondeu   o  por que  não   era curado, hoje  esta cheio de pessoas  assim   dando desculpas  para  tudo , por que  isso por que  aquilo ,  colocando a culpa  até mesmo em pessoas  por que  paralisam sua  fé muitos  depositam sua  fé em coisas  ou  em pessoas  e acabam se  frustrando paralisando suas  vidas e  então quando  se deparam  com  a presença poderosa de Jesus  , não  reconhecem , não se  alegram ou animam seus  corações  para  receber a cura .



Jesus   ele  faz  uma pergunta  aquele  homem  e  assim é   nos dias de hoje , ele  dá salvação a todos aqueles que  crê  e que querem , ele   alivia  os  fardos  do cansado, ele faz  uma  pergunta sempre  , e ai depende  de querer e obedecer , quando  Jesus  diz vinde  a mim , em Mateus  11:28 , é  só ir  , ouvir  ele  , obedecer , ele  tem a chave  da vitória  ,ele tem  as  respostas a todas as  questões , e ele  quem perdoa  o pecador , ele  da´ a cura   física  mas  a cura espiritual  , ele   salva a alma . 
Jesus então  ordena  aquele  homem , levanta-te  toma  teu leito  e anda . Então imediatamente  , o homem se viu curado   e , tomando seu  leito , pós –se andar .
O   que aprendemos  com essa lição que  Jesus  ele olha para  o aflito  , para  o   necessitado , ele se compadece , ele  tem cura   , ele   salva , assim  como ele  se compadeceu daquele  homem  que estava ali naquele  lugar , onde  havia  uma multidão de pessoas , Jesus  escolheu aquele   homem, e o curou , ele   o indagou  e  deu lhe uma  ordem  levanta , toma  teu  leito e anda .Assim  Jesus   fala a mim e  para  você que está lendo essa mensagem , ele tem cura , ele tem milagres , ele  tem maravilhas  , ele tem salvação  para tua  alma , mas  cabe a você despertar dessa  paralisia   espiritual   e o seguir de todo teu coração . Levanta  olha o que Deus  tem preparado para ti , levanta  e toma  uma  atitude , de  mudança  , atitude de  vitória.
Jesus    quer  te curar , te  fazer andar , ser uma  testemunha  viva,  ele   além de curar você   nessa  hora  ele  salva a sua  alma  da  mão do inimigo , e ainda  perdoa  seus pecados  , mas ele também nos adverte para  não pecarmos. Assim como esta  no versículo  João 5:14  Jesus   diz  aquele  homem  quando  o encontra  no templo , então lá  o homem  reconhece que  foi Jesus  que  curou , e Jesus  o adverte para  não  pecar para que  não suceda  coisa pior . 
E assim  pedimos  então  a Jesus  que  tenha   sempre  misericórdia  das nossas  vidas que  nós   abençoe  com aquilo que é necessário ,e  que nós perdoe  de todo  o pecado, para a honra e glória dele! 



Amém



PASTORA LIA MARA